Mais que uma biblioteca

por André de Almeida

 

            A Biblioteca Popular de Botafogo Machado de Assis pertence à rede municipal de bibliotecas, antigo projeto da secretaria de cultura. Ela conta com um acervo de mais de 3000 obras, além de jornais, revistas e cerca de 150 filmes

em formato VHS. A biblioteca possui espaço para leitura, pesquisa e acesso à internet. Ao cadastrar-se, o usuário recebe um cartão do projeto BibliOn, que permite pesquisar na rede virtual, antes é preciso fazer um agendamento.

           

Ana Magalhães é administradora do local e, para ela, apesar da quase ausência de divulgação, a biblioteca recebe diariamente muitos freqüentadores. Ela disse:

           

            – Nós atendemos semanalmente quase 100 pessoas, entre empréstimos e devoluções, sem falar nos que lêem aqui mesmo.

 

            A administração disse que muitos alunos da rede pública de ensino fazem seus trabalhos escolares na biblioteca por não possuírem muitos recursos. O sistema BibliOn, com quase cinco anos, auxilia ainda mais esses jovens.

           

            No local são oferecidos, para os usuários, cursos de teatro, inglês, espanhol e artesanato. O espaço é aberto para artistas de Botafogo poderem apresentar músicas e poesias gratuitamente. A aposentada e moradora do bairro, Íris de Castro, acredita que a biblioteca é mais do que livros:

 

            – A biblioteca é muito boa. Eu leio pouco, mas agora faço artesanato e inglês aqui.

 

            Alguns usuários que fizeram se conheceram no lugar começaram a emprestar livros entre si, e Ana estuda uma forma de transformar essa prática num projeto. Desde a segunda quinzena de novembro, o local está fechado devido a obras. A administração informou que a biblioteca receberá cerca de 500 livros para o acervo, por isso é necessário uma reforma no espaço. O término das obras está previsto para o fim de dezembro.

           

            A biblioteca Popular de Botafogo está localizada na Rua Farani, 53, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os cursos oferecidos custam entre R$10 à R$20. Para se cadastrar é preciso levar duas fotos 3×4, o documento de identidade e comprovante de residência. Nos casos de cadastro de menores de idade, o responsável legal deve ser o titular.

4 responses to “Mais que uma biblioteca

  1. beatrice zelesco barretto

    À Biblioteca de Botafogo
    Tenho livros didáticos 2. grau e de ficção disponíveis para doação, há algum interesse?
    abraços
    Beatrice

  2. Gostaria de saber o horario de funcionamento e o site oficial da Biblioteca!!!

  3. Qual a data e horário de apresentação da cantora Maria Bethania,no espaço da biblioteca? Lí no jornal do Brasil que seria dia 6,mas tem poucas informações,sobre o horário e valores da entrada.

    Grato,

    Wagner Totti.

  4. ana maria paiva

    A Biblioteca , em 2012 , apresentou uma programação maravilhosa . Só gostaria de receber por e-mail a programação de 2013.
    Atenciosamente,
    Ana maria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s