Favela também é cultura

Dona Marta

Vista do morro Dona Marta

  Por Sarah Lemos Josué

Os moradores se referem à favela como Santa Marta por causa de uma igreja construída no alto do morro pelo Padre Veloso nos anos 30. O nome oficial, Dona Marta, possui duas versões. Uma delas afirma que o Padre Clemente (que originou o nome da Rua São Clemente) quis homenagear sua mãe que se chamava Marta, batizando o nome de um dos morros das suas terras com o nome dela. A outra versão diz que toda a localidade pertencia a uma senhora fazendeira de nome Marta que era chamada de Dona Marta, que continua sendo o nome mais usado, devido também ao crescimento de evangélicos na comunidade.

A favela ficou conhecida no mundo inteiro quando o diretor Spike Lee a escolheu para servir de cenário para o clipe “They don’t care about us” de Michael Jackson, em 1995. Outros dois momentos marcantes foram a guerra entre os traficantes Cabeludo e Zaca nos anos 80 e a prisão de Marcinho VP em 2000.

            A empregada doméstica Cleonice da Costa diz que os próprios moradores organizam suas atividades já que “ninguém tem condição de ir aos mesmos lugares que os outros moradores de Botafogo. O governo não ajuda”. Segundo ela há a quadra do G.R.E.S. Mocidade Unida de Santa Marta, na Rua Jupira, 72, onde acontecem as principais atividades desportivas, culturais e sociais da favela, desde o ensaio da escola de Samba até o Baile Funk, um dos melhores da zona sul, que foi proibido pela Policia Militar. Poucos metros acima, está localizado o espaço onde as crianças gostam de jogar futebol e taco, o Cantão. No alto do morro, está o campinho, que é uma quadra de futebol de areia e o mais tradicional da praça esportiva, o campo do tortinho, localizado atrás do palácio da cidade.

Na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, vão se apresentar no Bar do Jorginho os grupos “Filhos de Marta”, de chorinho e “Se Risca Pega Fogo” de forró. O Bar fica no final da Rua Oswaldo Seabra, no pico do morro. O evento começa às 15 horas e a entrada é gratuita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s