Casarões como centros culturais em potencial

Casarão

 Casarão onde funcionará o Projeto Daros

por Sarah Lemos Josué

 

Botafogo é conhecido como “bairro de passagem”. As duas avenidas principais, São Clemente e Voluntários da Pátria, fazem uma ligação estratégica entre diversos bairros da zona sul com o Centro, causando nos horários de pico, um trânsito intenso.

Por outro lado, possui três grandes shoppings, seis cinemas, a casa de show mais tradicional da cidade, o Canecão, diversos bares e boates como o Drinkeria Maldita e a Casa da Matriz. Também tem crescido a quantidade de teatros e centros culturais, como a Casa de Rui Barbosa, o Teatro Poeira, o Museu do Índio e o Tempo Glauber.

 

O bairro possui muitos casarões com potencial para virar espaços de difusão de arte e cultura, como o que está localizado na Rua General Severiano, onde funcionava o Colégio Anglo-Americano até 2003. Agora o casarão tombado dará lugar a um centro de arte latino-americano, a Casa Daros. O projeto é do arquiteto Paulo Mendes da Costa e contará com cerca de mil obras de cem artistas latino-americanos, além de palestras e exibição de filmes. A Casa Daros será um grande presente para o bairro, além de estreitar o contato dos brasileiros com a cultura dos nossos vizinhos.

 

Um outro casarão, de 1910, localizado na Rua Conde de Irajá 253, entre a Voluntários da Pátria e a São Clemente inaugurou a nova sede da Cia. de Teatro Contemporâneo. O lugar é composto de uma sala para apresentação de cem lugares e um bar com área a céu aberto. A aquisição do novo espaço permitirá que a Cia. desenvolva suas atividades de pesquisa de linguagem, além de aulas de teatro, dança, canto e demais atividades artísticas para suas peças. Os membros da Cia. pretendem fazer do espaço um pólo gerador de manifestações artístico-culturais inovadoras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s