Canecão: Ontem, hoje e amanhã

por Thiago Castanho de Carvalho

               

Grandes shows que marcaram a música e até a História do país já foram apresentados no bairro de Botafogo. É impossível falar em espaços de shows no Rio sem citar o famoso Canecão.

A casa, inicialmente, foi criada em 1967 para ser uma grande cervejaria, mas não demorou muito tempo até que encontrasse sua verdadeira vocação. Na época em que o mundo, o Brasil e o Rio de Janeiro fervilhavam culturalmente, o Canecão deu espaço à música brasileira que é, até hoje, um dos maiores produtos de exportação do país.

Em dois anos, a casa de shows já havia abrigado apresentações de nomes como Elis Regina, Vinicius de Morais, Tom Jobim, Clara Nunes e Eliseth Cardoso. Marca registrada dos primeiros anos foram também os bailes de carnaval. Mesmo sendo um espaço conceituado e moderno, seus donos, em 1969 decidiram modernizá-lo ainda mais. Para isso, foram comprados projetores de cinema e sistemas de som e de luz de primeiríssima geração para a época.

Depois de o Canecão sediar uma parte importante da história cultural brasileira, Ronaldo Bôscoli, grande nome da Bossa Nova, diria: “Aqui se escreve a História da Música Popular Brasileira”. A frase, feita em um momento emocionado de Bôscoli, é ainda hoje ostentada com orgulho na entrada da casa.

Mas não só de espetáculos nacionais viveu a casa. Por lá já passaram grandes nomes da música estrangeira e também apresentações circenses. Orquestras, Grupos de dança e cantores como James Brown marcaram presença no mais famoso palco do Brasil. Além disso, aquele palco nunca teve o compromisso de ser elitista ou de ser estritamente artístico, tendo aberto espaço para grupos populares e, em alguns casos, para músicos e grupos mais comerciais, de qualidade duvidosa.

 

A ecleticidade da casa continua presente como se percebe na apresentação de dança com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo a ser realizada ainda este ano e também com espetáculo teatral “Terça Insana”, sucesso em São Paulo, que chega ao Rio em breve.

 

O Canecão fica na Avenida Venceslau Brás, 215.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s