Novo sistema de climatização da Biblioteca Rui Barbosa

Biblio Rui

 Biblioteca Rui Barbosa

Por Sarah Lemos Josué 

             

           Para conservar melhor as 37 mil obras guardadas na Biblioteca Rui Barbosa, a Fundação Casa de Rui Barbosa implantou um projeto de controle ambiental. Trata-se de um novo sistema de climatização que controla os níveis de temperatura e umidade para a preservação do acervo e para a melhoria das condições de conforto dos visitantes.O novo projeto foi realizado em parceria com o Getty Conservation Institute e com o patrocínio da Fundação Vitae.

Shin Maekawa, cientista do Instituto de Conservação Getty (Los Angeles), supervisionou a etapa final de instalação do sistema. O pesquisador vem desenvolvendo, desde os anos de 1980, pesquisas de sistemas alternativos para controle ambiental de edifícios históricos situados nas regiões tropicais quentes e úmidas. “Este acervo merece um tratamento especial. O calor e a umidade acelerariam o processo de deterioração dos livros”, diz Claudia Altschuller, da assessoria de comunicação do museu.

Os freqüentadores aprovaram a idéia. Mariana Antunes, de 73 anos, visitava o museu quando soube da novidade. Mostrou-se entusiasmada. “É sempre bom cuidar do passado”, disse. “As futuras gerações poderão ter acesso a isso tudo”, completa a visitante.A Biblioteca está localizada no edifício histórico que foi residência de Rui Barbosa. A coleção bibliográfica do jurista vem sendo mantida em seu lugar de origem desde que ele habitava a casa.

Foto por André de Almeida

3 responses to “Novo sistema de climatização da Biblioteca Rui Barbosa

  1. Acho maravilhoso o sistema de conservação e preservação de acervo, que consequente garante conforto aos funncionários e usuários.
    Em um país tropical, onde as diferenças de temperaturas são constantes, a climatização é imprescindível.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de obter detalhes sobre o sistema de climatização. Qual o nome do kit de climatização. É importado, não?
    Desde agradeço,
    atenciosamente
    Sandra

  2. Boa tarde,
    Gostei desta matéria. Gostaria de saber detalhes sobre este sistema de climatização pra bibliotecas. Qual seria a composição deste kit ou sistema, quais os instrumentos necessários, fabricante, telefone, site e e.mail.
    Desde já agradeço.
    Ricardo Azevedo

  3. Ana Carolina Junqueira

    Muito importante o trabalho de climatização do acervo da biblioteca para preservar os livros. Gostaria de receber informações sobre essa nova tecnologia de climatização.
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário