Novo sistema de climatização da Biblioteca Rui Barbosa

Biblio Rui

 Biblioteca Rui Barbosa

Por Sarah Lemos Josué 

             

           Para conservar melhor as 37 mil obras guardadas na Biblioteca Rui Barbosa, a Fundação Casa de Rui Barbosa implantou um projeto de controle ambiental. Trata-se de um novo sistema de climatização que controla os níveis de temperatura e umidade para a preservação do acervo e para a melhoria das condições de conforto dos visitantes.O novo projeto foi realizado em parceria com o Getty Conservation Institute e com o patrocínio da Fundação Vitae.

Shin Maekawa, cientista do Instituto de Conservação Getty (Los Angeles), supervisionou a etapa final de instalação do sistema. O pesquisador vem desenvolvendo, desde os anos de 1980, pesquisas de sistemas alternativos para controle ambiental de edifícios históricos situados nas regiões tropicais quentes e úmidas. “Este acervo merece um tratamento especial. O calor e a umidade acelerariam o processo de deterioração dos livros”, diz Claudia Altschuller, da assessoria de comunicação do museu.

Os freqüentadores aprovaram a idéia. Mariana Antunes, de 73 anos, visitava o museu quando soube da novidade. Mostrou-se entusiasmada. “É sempre bom cuidar do passado”, disse. “As futuras gerações poderão ter acesso a isso tudo”, completa a visitante.A Biblioteca está localizada no edifício histórico que foi residência de Rui Barbosa. A coleção bibliográfica do jurista vem sendo mantida em seu lugar de origem desde que ele habitava a casa.

Foto por André de Almeida

3 responses to “Novo sistema de climatização da Biblioteca Rui Barbosa

  1. Acho maravilhoso o sistema de conservação e preservação de acervo, que consequente garante conforto aos funncionários e usuários.
    Em um país tropical, onde as diferenças de temperaturas são constantes, a climatização é imprescindível.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de obter detalhes sobre o sistema de climatização. Qual o nome do kit de climatização. É importado, não?
    Desde agradeço,
    atenciosamente
    Sandra

  2. Boa tarde,
    Gostei desta matéria. Gostaria de saber detalhes sobre este sistema de climatização pra bibliotecas. Qual seria a composição deste kit ou sistema, quais os instrumentos necessários, fabricante, telefone, site e e.mail.
    Desde já agradeço.
    Ricardo Azevedo

  3. Ana Carolina Junqueira

    Muito importante o trabalho de climatização do acervo da biblioteca para preservar os livros. Gostaria de receber informações sobre essa nova tecnologia de climatização.
    Desde já agradeço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s