Interação com público aumenta interesse por arte

Lula Caixa 2

Lula Caixa 2

 

Por Thiago Carvalho

O Centro Lurixs é um espaço de arte contemporânea. Possui obras caras e importantes das décadas de 1930, 1940 e 1950, feitas por diversos artistas. A história do espaço é interessante. O dono, Ricardo Rego, tinha uma grande coleção pessoal de obras e, há três anos, decidiu montar a galeria, que se tornou uma referência no mundo carioca de arte. No acervo estão obras de Hélio Oiticica, Geraldo de Barros, Marconi Moreira, Elisabeth Jobim, de Raul Mourão entre outros.

A galeria é visitada por grupos de estrangeiros do mundo inteiro que preferem conhecer o acervo e o galerista à própria exposição. Segundo Elisângela Fonseca, as exposições de maior sucesso são aquelas nas quais se tenha possibilidade de mexer com a obra e com as pessoas. “Tudo que traga inspiração para o público, que gere interação das pessoas com a obra e o artista”, explica.

Uma curiosa história já ocorreu com uma obra exposta na galeria, o “Lulinha de pelúcia” do artista Raul Mourão. O presidente Lula pediu a Mourão  um exemplar Embora o artista tenha presenteado seu amigo, o jornalista Diogo Mainardi, opositor ferrenho do presidente, se recusou a dar o mesmo presente a Lula, porque criou o boneco exatamente, por odiar o presidente. Depois o artista acabou cedendo e doando um exemplar também ao próprio Lula. A primeira-dama, Marisa da Silva, declarou à imprensa dormir com a réplica enquanto o marido viaja.

Segundo Elisângela Fonseca, assistente financeira, o espaço contribui para que Botafogo seja um importante bairro para a área cultural do Rio:

– Botafogo é um dos maiores centros culturais da cidade. Não é Centro da Cidade com seus museus nem Ipanema com suas galerias, mas já faz parte do circuito por ser um bairro contemporâneo. Tem a recém inaugurada Solar, temos casarões que podem se tornar grandes centros culturais.

Ainda segundo ela, o número de freqüentadores aumentou nos últimos dois anos, mostrando o crescente interesse pela arte. O galerista procura artistas cujas características se adaptem ao conceito da galeria: “geométrico, abstrato e concreto”. A exposição em cartaz é Paisagem Doméstica, de José Bechara, e a próxima exposição será do paulista, Cássio Vasconcelos, apresentando um trabalho de fotos polaroide. Além disso, o visitante pode comprar o livro A Casa, no qual Bechara conta sobre suas obras.

O centro Lurixs de arte contemporânea funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h e aos sábados das 16:30 às 19h, na Rua Paula Barreto, 77. 

Links: www.lurixs.com

Foto por Sarah Lemos

One response to “Interação com público aumenta interesse por arte

  1. ownn que bunitnho esse lulinha, parece até o pedrinhooo, de quem é essa buchechinhaaa, de quem é essa orelhinha.
    bilu bilu bilu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s