Furnas incentivando novos talentos da cultura

 Centro Furnas Cultural

Gisela Araújo e Hugo Leonardo

 

Por André de Almeida

O Espaço Furnas Cultural, localizado na Rua Real Grandeza, 219, há três anos exibe tanto obras de artistas consagrados como de jovens talentos. A empresa tem como política para o Espaço facilitar a difusão e a inclusão cultural. Mensalmente, um edital seleciona entre 8 a 12 novos artistas. Segundo a monitora do Espaço, Gisela Araújo, a preferência é por artistas que ainda não tenham tanta visibilidade, não havendo prioridade de técnica ou estilo:

– É preciso valorizar o bairro, a comunidade. O artista que não está na mídia precisa de espaços como esse para poder mostrar seu trabalho – explica ela.

Gisela afirma que as exposições de maior sucesso com o público são as o que o artista relaciona sua arte com fatos históricos ou que tenham cunho social.

Atualmente, o Espaço Furnas Cultural conta com duas exposições. “Entre Nós”, de Ana Lessa, expõe trabalhos construtivistas com metal. A ONG Nós do Cinema está exibindo “Olhos da Cidade”, mostra fotográfica feita pelos próprios alunos da organização. Nós do Cinema nasceu de uma iniciativa para compor o elenco do filme Cidade de Deus com moradores de baixa renda. Com o apoio dos cineastas Kátia Lund e Fernando Meirelles, formou-se a Escola de Educação Audiovisual Nós do Cinema. Hoje, eles contam com três centros de formação: um em Botafogo, com turmas de cinema e fotografia; um na Lapa, com turmas de artes cênicas; e um em São Gonçalo, com turmas de audiovisual.

“Olhos da Cidade” ainda conta com a exibição de alguns curtas-metragens produzidos pelo grupo. Todos os trabalhos visam a inclusão social dos alunos. Na última sexta-feira, estava sendo exibido o curta “Moisés de Ramos”, morador da favela da Grota que organiza eventos para a comunidade sem receber ajuda de nenhuma instituição. Hugo Leonardo, monitor da ONG e representante na exposição, afirmou:

– Trabalhar com arte é ver e pensar o mundo de forma diferente. “Entre Nós” foi aberta dia 13 e “Olhos da Cidade”, dia 18. Ambas as exposições terminarão no próximo dia 12. O Espaço Furnas Cultural funciona de terça a sexta-feira de 14 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados das 14 às 19 horas.

Links:

http://www.nosdocinema.org.br

http://www.furnas.com.br/espaco_furnas_cultural.asp

Foto por Sarah Lemos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s